Esforço, empenho e dedicação, são estas as palavras mágicas que fazem um actor, às quais se juntam muito suor, lágrimas, risos e também algum talento que, com o tempo, se quer que cresça o suficiente para vingar na carreira.
“Como se costuma dizer, é 20 por cento de talento e 80 de trabalho”, salienta Lucinda Loureiro, uma das professoras do ‘workshop’. Lara Alves, António Melo e Manuel Brás da Costa são os restantes docentes que estão a formar a próxima ‘fornada’ de ‘moranguitos’, para a série de Verão e também para o filme. São um total de 40 alunos, divididos em duas turmas, que assistem a 16 horas semanais de aulas de representação, canto, voz e dança. Os jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, vêm do Algarve, do Alentejo e de outros pontos do País. “Há também alunos do secundário e outros de escolas de arte do Porto, Cascais, Act, Chapitô e do Conservatório Nacional”, salienta Lucinda Loureiro, que divide com António Melo a área da representação.
40 ALUNOS
Destes 40 alunos, que iniciaram o curso a 18 de Fevereiro, ainda não se sabe quantos vão passar à fase final, quer seja no pequeno ecrã ou na tela. “Há miúdos que só ao fim de um mês, mês e meio, é que lhes dá o clique e nós até perguntamos onde andaram escondidos. Depois depende do tipo de personagem que a Casa da Criação cria. A TVI tem a palavra final. Eles podem não aceitar ou não gostar da imagem e querer apostar noutra pessoa”, salienta a actriz/professora.
'APRENDIZ'
António Melo não gosta que lhe chamem professor, define-se como aprendiz e diz que na NBP Castings, a escola de actores da produtora, sita na zona do Marquês de Pombal, “estamos a abrir portas”, e explica: “Dá, pelo menos, para os obrigar a procurarem neles próprios o que querem.”
“Há pessoas que vêm pela fama, outras já têm alguns cabocos feitos para se colocarem os alicerces. Mas há pessoas que não têm, nem querem ter, alicerces e nós tentamos que eles se descubram”, salienta o actor. Curiosamente os que procuram a fama “acabam por querer ficar porque descobriram uma vocação. Também temos tido surpresas com miúdos que, à partida, não nos pareciam talhados para a representação.”
Lara Alves gosta de ser bailarina mas a sua preferência “é mesmo a formação que é, sem dúvida, a área que mais a “estimula”. Companheira de aulas de Cifrão – um dos elementos dos D’ZRT, que nos ‘Morangos’ dava pelo nome de Zé Milho, e vencedor da primeira eliminatória de ‘Dança Comigo’, da RTP 1 – foi mais tarde professora da disciplina de Raga na escola do actor/cantor/bailarino. “Já trabalho com os ‘Morangos’ desde a primeira temporada. Depois fui acompanhando a série com vários ‘workshops’. Quando o Cifrão entrou com os D’ZRT fiz figuração como bailarina de hip hop e agora recebi o convite para ser a professora de Educação Física”, salienta Lara Alves.
PROFESSOR DE CANTO
Manuel Brás da Costa é o professor de voz e canto. “Não os ensino apenas a cantar mas sim a falar e a projectar a voz. Mas o canto também está incluído. Ainda é cedo para dizer se vão sair deste grupo alguns cantores mas posso adiantar que dois ou três têm um bom potencial”, adianta o contralto, que actua em vários salas de espectáculo do Mundo, onde canta, entre outras, obras de Mozart, Handel e Vivaldi. Esta é a primeira vez que Manuel Brás da Costa integra este projecto, que considera muito interessante e positivo a ponto de ter desmarcado “algumas audições, nomeadamente na Alemanha, porque estava com este trabalho em mãos”.
PERFIS
LUCINDA LOUREIRO
Fez de Manuela na telenovela ‘Doce Fugitiva’, onde contracenou com Rita Pereira, que, curiosamente, foi uma das suas alunas e que descreve, com orgulho, como uma actriz “empenhada, trabalhadora e dedicada.” Lucinda confessa não ser muito boa a fixar nomes mas há uns tantos que não esquece. “Os que se destacaram pelo talento foram Sara Barros Leitão, Julia Benard, Sisley Dias, Sara Barradas e, claro, a Rita Pereira”. Lucinda Loureiro estreou-se como actriz na peça ‘A Centelha’, tendo depois ingressado no Teatro Experimental do Porto. Trabalhou posteriormente com nomes como Filipe La Féria, entre muitos outros. O seu primeiro trabalho em televisão foi ‘Sinais de Vida’, em 1984, a que se seguiram as séries ‘Ballet Rose’, ‘A Raia dos Medos’, ‘Capitão Roby’ e a novela ‘Jardins Proibidos’.
Professora de interpretação
“Damos umas ferramentas aos miúdos. Mostramos que ser engraçado não é ser actor”
LARA ALVES
É a Professora Eva da actual série V de ‘Morangos’ mas participa desde a primeira temporada. Licenciada em Educação Física, frequentou uma escola de dança durante quatro anos, tendo optado pelas danças de rua – hip hop e raga. Foi viver para Los Angeles, EUA, para se especializar neste tipo de dança. De regresso a Portugal integrou um grupo de bailarinos e quando foi a eleição das ‘7 Maravilhas do Mundo’ fez parte do corpo de baile de Jennifer Lopez. “Fui apenas mais uma bailarina em palco”, diz.
Ensina dança e movimento
“O Cifrão foi meu colega, dançámos juntos. Fui professora na sua escola”
ANTÓNIO MELO
Em 1981, o actor estreava-se na televisão na série ‘Um Táxi na Cidade’, onde encarnava o papel de um taxista. Fez parte do elenco de ‘Malucos do Riso’, programa que começou em 1995 e esteve dez anos no ar. Ainda hoje as reposições da sitcom são um enorme sucesso. Divide-se entre o teatro, o cinema e a televisão. O seu último trabalho em TV foi no primeiro episódio de ‘Casos da Vida’, onde fez de Inspector Simões.
MANUEL BRÁS DA COSTA
Licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa e fez uma pós-graduação no Royal College of Music, em Londres. Continuou a sua formação como cantor de ópera. É contralto na Bélgica, Alemanha e por outros países de Europa e África e ainda na Índia, onde também tem actuado. Acumula o ‘bel canto’ com a carreira de professor de canto e voz. É modelo fotográfico da Central.
NOTAS
2 PRÉMIOS
Os actores receberam o Troféu da Personalidade da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing e a série o Prémio Ondas (Cadena Ser)
22 CONVIDADOS
Entre os quais Sugababes, Simply Red, Reamonn, Anjos, EZ Special, Nuno Gomes, Pimpinha Jardim, Fingertips, Daniel Bedingfield, João Moutinho, Marie Serneholt.
3 BANDAS
Os D’ZRT foram a primeira banda ‘nascida’ na série. Seguiram-se os 4Taste e as Just Girls. FF (Fernando Fernandes) também se lançou, mas a solo, nos ‘Morangos’
6 PAÍSES
A série foi vendida para o Brasil, Angola, Rússia, Roménia e Síria. A China comprou os direitos e vai produzi-la.
8 PRODUTOS DE MARCHANDISING
Livros, CD, DVD, têxteis, acessórios, produtos de higiene e perfumaria, são alguns dos produtos com a marca ‘Morangos’
Fonte Correio da Manhã
|
![]() ![]() |
Morangos com Açúcar - Nova fornada de actores
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Clica aqui para o CHAT
Clica aqui para abrir uma nova janela com as Regras e outros Links úteis || Fechar Chat
se não gostas procura outro chat. Será banido deste chat quem não souber respeitar os outros. Não dês os teus dados pessoais a Desconhecidos. |
Sara Barradas - Sisley Dias (Nuno)
Kiara Timas (Alice) - Diana Monteiro (Carolina)
Helga Posser (Xana) - Ana Maria Velez (Anabela)
Links:
Blog Directory - Firefox Download Browser
Clica aqui para Votações || Encerradas
Votações efectuadas antes dos Morangos com Açúcar 7
Vota no melhor Genérico dos Morangos com Açúcar |
Qual o teu casal favorito?Qual a melhor série dos Morangos? |
Sem comentários:
Enviar um comentário